20 de maio de 2009

Dual Core ou Core 2 Duo ???




Ambos os processadores tem 2 núcleos, porém, a performance de ambos é bem diferente.

O processador Dual Core trabalha com freqüencia de até 2,2Ghz.

Este processador traz cache L2 de 4MB. O consumo de energia do Dual Core é superior ao seu irmão Core 2 Duo. Na verdade, o Dual Core é um avanço do nosso velho conhecido Pentium 4, com algumas modificações e com 2 núcleos reunidos na mesma pastilha de silício.
O processador Core 2 Duo é um produto totalmente novo. Trabalha com freqüencia de até 3Ghz.
Este processador traz cache L2 de 4MB. O consumo de energia foi reduzido em relação aos seus irmãos mais velhos. Algumas novas tecnologias foram adotadas no Core 2 Duo que não estão disponíveis no Dual Core.
Um exemplo disto é o Execute Disable Bit e Enterprise Security que são processos que inibem a execução de códigos maliciosos de ataques do tipo buffer overflow. A virtualização assitida por hardware também é uma inovação nos Core 2 Duo.
Falando em performance, basta fazermos as contas para entender. Clock menor, freqüencia mais baixa, Cache L2 menor?
Nem precisamos dizer que fica para trás nesta conta. Alguns sites dizem que o Core 2 Duo chega a ter performance 40% superior que o Dual Core. Não sei se isto é verdadeiro mas levando em consideração todos estes indicadores de performance que vimos aqui, parece ser próximo a isto mesmo.
Agora que já sabemos a diferença entre estes dois modelos de processadores, pense bem e faça suas contas na hora de comprar seu novo computador, se tiver processador Intel, é claro. Além destes processadores temos também os Quad Core e os famosos (pelo preço) Extreme Edition, que são os Top dos TOPs da Intel.
Resumindo tudo aqui, a própria intel descreve seus processadores da seguinte forma: Dual Core para desktops e Core 2 Duo para Laptop, pois o dual core trabalha com temperaturas bem elevadas, assim como os antigos Pentium4.
Valeu galera! Abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário